Frtveukgiinpzeqt6ki7

As meninas do ENIAC

Os primeiros computadores dependiam da influência humana e de aparatos mecânicos para funcionarem, e dependiam bastante dos nossos cérebros. Quando se falava em cálculos robustos, para área militar, então, a coisa se tornava ainda mais complicada. Foi aí então que entraram as “meninas do ENIAC”, seis mulheres que foram as primeiras “computors” da história da informática.

Trabalhando em um supercomputador criado na Escola de Engenharia Moore, no estado americano da Pennsylvania, Betty Snyder (a única que não aparece na foto acima), Marlyn Wescoff, Fran Bilas, Kay McNulty, Ruth Lichterman e Adele Goldstine eram responsáveis pela configuração do ENIAC, dando a ele as instruções para realizar os cálculos necessários. Elas lidavam diariamente com milhares de interruptores e botões que ligavam um hardware de 80 toneladas, tudo manualmente.

As mulheres foram responsáveis por dar o pontapé inicial em muitos protocolos usados até hoje. Goldstine, por exemplo, criou o primeiro manual do ENIAC, com instruções de uso e melhores práticas, enquanto Goldstine e Jennings tiveram influência fundamental em sistemas de “salvamento” de configurações e preferências. Fora do supercomputador, ainda, Snyder criou o primeiro sistema informatizado para o censo americano, inventou o teclado numérico para facilitar na programação e, curiosamente, foi uma das percursoras dos computadores na cor “gelo”, totalmente comuns nos anos de 1990.

Viva as mulheres! E aqui na MooDev não é diferente, as meninas são grande destaque nas aulas

Dê o primeiro passo !

Faça uma aula experimental gratuita, é rápido e sem compromisso!

Aula Grátis
Moodev programac%cc%a7a%cc%83o hmkzwz